quinta-feira, 23 de maio de 2013

Arte ingênua


Vejam só que coisa.
Acabo de voltar para São Paulo e fui procurar um lugar para correr de manhã. Manter a saúde nessa profissão sedentária exige certo esforço que eu comecei a tomar gosto vivendo com a Yasmin em Atibaia.

E não é que meu primeiro amigo veio a ser logo um grande pintor? O Sr. Aécio, de setenta e poucos anos, é um representante da escola Naïf de pintura, a chamada "arte ingênua" (naïf, naïve), ou "primitiva moderna".

Fui até o seu ateliê e fiquei embasbacado com tanta coisa linda espalhada pelas paredes. Artes dele e de outros artistas.
Se você gosta de quadros bem coloridos, dá uma olhada nas galerias mantidas por ele e seu assistente, o Naif Júnior:

http://www.fotolog.com.br/naifjunior/mosaic/
http://fineartamerica.com/profiles/naifjunior-naifjunior.html

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Meus pais


Como boa parte dos meus amigos, eu também cresci numa família imperfeita. Pessoas às vezes melindrosas, às vezes intolerantes e briguentas. Histórias dignas de telenovela com intrigas, traições, reconciliações, pequenos crimes, abandono, negligência - quase um microcosmo do nosso país, né?

Talvez a melhor lição que eu tirei disso tudo foi a de respeitar as fraquezas dos outros, principalmente quando se vai tomando consciência das suas próprias - centenas de fraquezas. Olhando mais de perto, é certo que se vai encontrar uma ou duas virtudezinhas cultivadas no meio dessa bagunça. Aprendi amar a cada um da maneira em que me foram apresentados durante a vida.
Tenho minhas dúvidas mas, olhando agora, acho que meu pai sacou que eu estava fotografando...
A gente envelhece. Acho que nunca vou conseguir uma foto espontânea de família com meus pais e irmãs reunidos. Meses atrás consegui capturar no celular, furtivamente, minha mãe, meu pai e eu na mesma imagem. Pura sorte. Fico feliz em saber que, apesar de todos os percalços, eles ainda se falam e se tratam com respeito nas poucas vezes em que se veem.

Sei que em todo mundo, o tempo todo, pessoas cometem certo tipo de "assassinato mental" contra aqueles que as ofenderam, mesmo com coisa boba, pequenas discordâncias, incompatibilidades. Mas, peraí, nem tudo é caso de vida ou morte.
Gosto de pensar que meus pais aprenderam, mesmo que a duras penas, essa lição importante: ver que, por trás dos deslizes, existe um ser humano que ainda vive e pode ser preservado assim nas suas lembranças.

Efetivamente os problemas de conduta dos outros não são seus problemas. Mas cabe só a você escolher os sentimentos que vai alimentar sobre alguém.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hora do Combo!

Tô de volta a São Paulo! Devo retomar o blog com maior frequência (sempre prometo isso, né?), mas ainda não sei bem que rumos tomar (montes de ideias).

Falando em retorno, você viu quem voltou à ativa este ano?

2013 - Combo Rangers
"É hora do combo!"

Fábio Yabu é um cara que eu admiro muito pela persistência em várias plataformas diferentes, sempre insistindo no trabalho autoral e muito bem-sucedido no que faz.

Depois de uma campanha no site de crowdfunding Catarse, sua série de quadrinhos Combo Rangers conseguiu o apoio do público e deve voltar a ser publicada no segundo semestre deste ano.
Confesso que eu já andava um pouco enferrujado no traço do mangá mas resolvi terminar esse desenho em comemoração à volta da série.
A propósito, este visual é o da versão antiga dos personagens, veja as novas imagens na arte bonitona do Michel Borges aqui: http://michelborges.com.br/

Parabéns, Yabu, e bom retorno para os Combo Rangers!


http://catarse.me/pt/comborangers
http://www.yabu.com.br/blog/